Equipe do Senac Taquara

Definindo os Sensos...



O nome deste programa vem de palavras japonesas iniciadas com a letra S: seiri, seiton, seisou, seiketsu e shitsuke. Traduzi-las para uma única palavra, em português, é uma tarefa bastante difícil porque o idioma japonês se expressa através de idéias e conceitos generalizados. Várias sugestões foram feitas e diversas palavras são utilizadas para representar cada S. No entanto, alcançou-se um denominador comum, abaixo relacionado:




· para SEIRI foi escolhida a palavra Utilização (também foram sugeridas arrumação, seleção, lógica e prática);

· para SEITON, ordenação (outras palavras votadas: sistematização, organização e classificação);

· para SEISOU, Limpeza (foi cogitada a palavra zelo);

· para SEIKETSU, Asseio (outras opções levantadas: higiene, saúde, pureza e integridade);

· para SHITSUKE, Autodisciplina (foram votadas também: harmonia, disciplina, comprometimento e educação).

Decidiu-se também pela colocação da expressão "Senso de" na frente das cinco palavras escolhidas. Pode parecer que a intenção foi a de procurar manter a marca consagrada do nome do programa, ao optar-se por uma expressão iniciada com S na tradução para o português. Mas, na verdade, Senso traduz com perfeição as idéias de atitude e de pré-disposição para gerar os comportamentos de utilização, ordenação, limpeza, asseio e autodisciplina.

Um aspecto muito importante, que deve ser referenciado, é o fato de que os 5S deveriam estar presentes na nossa vida cotidiana. Sendo aplicado não só no trabalho, mas também em casa, nos restaurantes, nos ambientes de lazer, nos banheiros tornando-se um hábito cotidiano de todos os cidadãos.
Atualmente, no Japão, já existe um outro S, denominado de shittsokoku (persistência). E ainda, as empresas utilizam 7S e 9S. No entanto, neste estudo restringir-se-á aos 5S básicos.


Texto enviado por Márcia Bolk - Secretária de escola. Em 19/03/2010

0 Response to "Definindo os Sensos..."

Postar um comentário

Senac Taquara em integração com o verde!!!