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Gente que aprende vale muito.

Conversei com um gerente de empresa que gosta de se envolver nos processos seletivos de seus executivos. Quando lhe perguntei o que ele valoriza nos candidatos, ele respondeu sem titubear:
- São duas as variáveis: capacidade de entregar resultado e vontade de aprender permanentemente.

Campeão de assertividade, esse presidente. Ele sabe que a empresa vive de resultados, mas está interessado em resultados sustentáveis e crescentes, e isso só se consegue com gente que está evoluindo sempre. Por isso o desejo genuíno de aprender passou a ser uma qualidade desejada no mundo corporativo.
Em função de visões como esta é que as companhias estão virando escolas. Há, porém, uma diferença entre elas e a faculdade que você cursou. Lá, havia um professor que compartilhava com você a responsabilidade por sua formação. Na empresa, essa responsabilidade está sobre seus ombros.

Se as companhias apreciam quem quer aprender, têm especial predileção por quem não espera que alguém venha ensinar. Aprender é seu ofício. Nesse sentido, a curiosidade, a inquietação intelectual e a busca do conhecimento contínuo passaram a ser as características apreciadas nas empresas. Bem, pelo menos nas organizações bem administradas.

Considerando o que disse o presidente, temos duas variáveis, portanto são quatro as possibilidades. Vejamos: quem tem baixo desempenho e grande vontade de aprender é um potencial - a empresa investe. Quem tem bom desempenho, mas perdeu a vontade de aprender, está acomodado - a empresa se preocupa. Quem tem desempenho alto e grande vontade de aprender, é um talento - a empresa reconhece e quer reter. E quem tem baixas essas duas variáveis não tem mais espaço - a empresa elimina.

Perceba que no mundo dos recurso humanos ser um talento não significa ter uma habilidade especial, um dom artístico ou uma inteligência superior. Ser um talento significa ser possuidor da combinação entre o desempenho e o desejo de aprender e evoluir. Ser um talento, portanto, é uma questão de vontade.

(Revista Papo de Líder; Eugênio Mussak; Fevereiro de 2010; página 106)
Texto apresentado por: Marianne Zanchet em 19/02/2010 - Reunião Pedagógica.

4 Response to "Gente que aprende vale muito."

  1. Senac Taquara says:
    22 de fevereiro de 2010 às 10:57

    Manu, parabéns pelo blog!Está excelente!Bjão, Mari

  2. Mari Zanchet says:
    22 de fevereiro de 2010 às 10:59

    Àdorei o artigo!

  3. Márcia Bolk says:
    23 de fevereiro de 2010 às 08:23

    Amei a idéia do blog!
    Bjs

  4. Márcia Bolk says:
    23 de fevereiro de 2010 às 08:28
    Este comentário foi removido pelo autor.

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